A Tábua de Esmeralda é um dos mais importantes registros dentro do conhecimento humano. Sua aparição na cultura pop é constante e exemplo rápidos podem se encontrados na série alemã “Dark”, produzida pela Netflix, e no título de um dos grandes discos de Jorge Ben, o décimo primeiro álbum de estúdio de sua carreira, lançado em 1974.
Inclusive, neste disco de Jorge Ben, a música que o encerra tem o longo titulo de “Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda” e traz a “Tábua de Esmeralda” na letra.
Quem Foi Hermes Trismegisto?
Antes de mergulharmos no conteúdo da Tábua de Esmeralda, é necessário entender quem foi Hermes Trismegisto. Uma leitura rápida das primeiras páginas do livro “O Caibalion”, uma das principais fontes modernas dentro do hermetismo, nos fala que ele era “contemporâneo de Abraão” e nos dá a ideia de que toda a tradição do Antigo Egito emana dele.
Ainda seguindo pelo primeiro capítulo deste livro somos informados que Hermes, o Mensageiro dos Deuses, teria vivido no Antigo Egito, numa de suas primeiras dinastias entre 3200 a.C. e 1500 a.C., quando a raça humana ainda estava em sua infância.
“Mestre dos Mestres”, Hermes foi o fundador da Astrologia, e descobridor da Alquimia, sendo aclamado como o pai da Ciência Oculta .
Hermes Trismegisto, era conhecido como “Hermes, o Três Vezes Grande”, e dizia-se que ele possuía a “Tabua de Esmeralda”, o guia completo de magia e alquimia. Seus ensinamentos se baseiam em sete Leis que governam todos os planos da natureza, os sete princípios herméticos.
Além das sete leis herméticas, um dos maiores ensinamentos atribuídos a Hermes, registrado na “Tabua de Esmeralda”, diz que “o que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é igual ao que está embaixo. Ao mesmo tempo, as coisas foram e vieram do Um, desse modo as coisas nasceram dessa coisa única por adoção”.
A LENDA DA TABULA SMARAGDINA
Existe uma lenda que diz que, depois de ter conquistado o império egípcio, Alexandre o Grande descobriu o túmulo de Hermes Trismegisto onde atualmente fica a cidade de Alexandria.
Ao entrar na câmara mortuária, Alexandre descobriu que a múmia de Trismegisto estava deitada com uma tábua de esmeralda nas mãos, na qual estavam gravadas as leis básicas do cosmos: a Tabula Smaragdina. Atualmente ela ainda é considerada o texto básico de todo esoterismo ocidental.
O QUE ESTÁ ESCRITO NA TÁBUA DE ESMERALDA?
O texto da Tábua de Esmeralda, como a lei do cosmos, quer nos dar uma percepção intuitiva dos grandes inter-relacionamentos e, desse modo, nos liberar o caminho do conhecimento.
E nela esta escrito o seguinte:
1. Isto é verdade, não há dúvida: é verdadeiro e confiável!
2. Vejam, o que está acima é como o que está embaixo; o que está embaixo é igual ao que está em cima, para que aconteça um único ato maravilhoso.
3. Todas as coisas se formaram mediante um único processo, a partir da mesma matéria-prima.
4. O Sol é o seu pai; a Lua é sua mãe. O vento o carregou no ventre e a Terra o sustentou.
5. Ele é o pai das obras mágicas, o guardião dos milagres. Suas forças são perfeitas e é ele que dá vida às luzes.
6. Trata-se de um fogo que se transforma em terra.
7. Separem a terra do fogo, separem o sutil do grosseiro, com muito cuidado e arte.
8. Nele está a força do superior e do inferior. Assim, torna-se regente do superior e do inferior. Pois, se está com a Lua das Luzes, as trevas se afastam de ti.
9. Com a Força, com a reunião das forças, dominarás tudo o que for sutil e penetrarás em tudo o que for denso.
10. Na medida em que surgir o macrocosmo, surgirá o microcosmo e esta é a minha Criação.
11. Esta é a criação do pequeno mundo, e desse meio surgirão as obras dos sábios.
12. E por isso fui chamado de Hermes Trismegisto, Hermes o Três Vezes Grande.
Leia Mais:
- HERMETISMO | O QUE É A TRANSMUTAÇÃO MENTAL?
- HERMES TRISMEGISTO | O Grande Sol Central do Ocultismo
- CONDE DE SAINT GERMAIN | O Homem que Sabe Tudo e Nunca Morre
- ROSACRUZ ÁUREA | História e Filosofia da Lectorium Rosacrucianum