Rosacruz Áurea | História e Filosofia da Lectorium Rosacrucianum

A Rosacruz Áurea (Lectorium Rosicrucianum)é uma derivação da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel que foi fundada e instalada por Jan Van Rijckebborgh, Catharose de Petri e Zwier Willem Leene tornando-se uma Ordem Rosacruz própria e autônoma.

Como parte de sua filosofia, a Rosacruz Áurea inclui ideias de alguns pensadores mundialmente consagrados que, propriamente não eram membros da fraternidade, mas que traziam ensinamentos iluminados, em acordo com a gigantesca e permanente tarefa mística.

Jan Van Rijckenborgh

Jan Van Rijckebborgh (pseudônimo de Jan Leene) nasceu em 1896 em Haarlem, na Holanda. Entrou para a Fraternidade Rosacruz de Max Heindel em 1924, na divisão holandesa que logo se tornaria um grupo independente.

De 1930 a 1960,  Rijckebborgh publicou extensos comentários do Corpus Hermeticum, atribuído a Hermes Trismegisto, do Evangelho Gnóstico de Pitis Sophia, dos Manifestos Rosacruzes, do livro Cristianópolis (de Johann Valentin Andreae), do Tao Te King e outras obras importantes para o desenvolvimentos da espiritualidade.

Ele faleceria em 1968 quando as atividades da Rosacruz Áurea já haviam se espalhado pelos países da Europa e da América. Catharose de Petri, pseudônimo de Henriette Stok Huyser (1902 – 1990) foi uma servidora da gnosis e orientadora realista dos pesquisadores. Seu maior ensinamento era: “auto-esquecimento no serviço ao próximo é o caminho mais seguro e alegre para Deus”.

Catharose de Petri

Nascida em Roterdã, na Holanda, pouco se sabe da infância de Henriette, ela se juntou a Rijckebborgh em 1930, sendo dua mais importante colaboradora espiritual. Para ela, era evidente que nenhuma igreja cristã podia trazer e oferecer uma verdadeira renovação religiosa para o desenvolvimento espiritual. Catharose de Petri também era extremamente ligada à Fraternidade dos Cátaros.

O nome Lectorium Rosacrucianum, ou Escola Internacional da Rosacruz Áurea, só aparece após a II Guerra Mundial, pois as atividades da ordem foram proibidas pelas forças de ocupação nazista. A proposta era apresentar uma escola gnóstica objetivando um caminhos de desenvolvimento espiritual.

Após o falecimento de Rijckebborgh, em 1968, Catharose de Petri organizou um grupo para assisti-la, erigindo um grande trabalho espiritual em unidade que estendeu como uma Escola Espiritual pelo mundo.

A MISSÃO DA ROSACEUZ ÁUREA

Como missão, a Rosacruz Áurea propõe:

  1. relembrar aos homens a nobreza do estado humano verdadeiro, para convidá-los a empreender o caminho do Renascimento da Alma;
  2. dar a conhecer as consequências práticas deste Caminho, isto é, as etapas deste processo de mudança interior;
  3. Oferecer os meios concretos para percorrer o caminho proposto, graças à atividades espirituais em sintonia com o ensinamento do Cristianismo Interior.

PONTOS PRINCIPAIS DA FILOSOFIA DA ROSACRUZ ÁUREA.

A Rosacruz Áurea está fortemente ligada à corrente gnóstica, através da busca interior do Deus de nossos Corações. Marcada pelo pensamento hermético, a corrente gnóstica é a base de toda a vida espiritual do Ocidente e do Oriente. A filosofia da Rosacruz Áurea toca o aluno muito pessoalmente em sua própria existência. Dentre os pontos filosóficos principais da Rosacruz Áurea, estão:

  • O homem não pertence só a esta natureza, pertence também a um mundo original perfeito de que guardou a nostalgia;
  • Ele sente-se estrangeiro nesta natureza porque possui no seu Coração uma centelha da vida original.
  • Esta centelha da absoluta perfeição (a Rosa do Espírito) está a possibilidade da reconstrução do ser perfeito que ele é em essência;
  • Um imenso processo de Transfiguração deve ocorrer no interior do ser, enquanto ainda vive, para nascer uma nova consciência, e levá-lo ao estado de Homem Verdadeiro.

O conceito de transfiguração pode ser encontrado na Bíblia, nos principais ensinamentos de Jesus Cristo. Os antigos denominavam a Ciência da Transfiguração de Teofania, o que significa: reaparecimento do Homem Divino.

O candidato aos mistérios gnósticos deverá enfrentar treze momentos de transformação anímica, durante os quais ele precisa lutar até o fim para alcançar o verdadeiro renascimento da alma.

O Bem, Asclépio, está exclusivamente em Deus, ou melhor, Deus é o Bem em toda a eternidade. Consequentemente, o Bem é necessariamente o fundamento e a essência de todo o movimento e de todo o devir: não existe nada destituído dele, e ele não pode encontrar lugar num corpo material.

No centro da filosofia da Rosacruz Áurea está o objetivo da verdadeira Alquimia, que é transformar a natureza mortal em Ouro da Alma, e, como o ouro se une ao mercúrio, fazer com que o Alma acabe se unindo ao Espírito Santo.

O CAMINHO DA TRANSFIGURAÇÃO

O caminho desta Transfiguração possui cinco fases importantes:

  1. Compreender a natureza deste deste campo de vida terrestre e experimentar o chamado interno para voltar à Ordem Divina;
  2. Desejar verdadeiramente a salvação;
  3. render o eu ao Átomo-centelha do Espírito para que a salvação possa ser realizada;
  4. adotar um novo comportamento (ou uma nova atitude de vida como a descrita no Sermão da Montanha) que deve ser realizado espontaneamente sob a direção do Átomo-centelha do Espírito;
  5. Despertar, renascer, na esfera de Vida Original.

A LEI ESPIRITUAL

Três faculdade latentes devem ser despertadas na vida do Iniciado:

  1. Nova Vontade (inflamada em Deus), desenvolvida por meio da lei espiritual;
  2. Nova Sabedoria (que torna claro o Plano Divino), desenvolvida mediante a filosofia da lei espiritual;
  3. Nova Atividade (que contribui para a realização do Plano de Deus), pela aplicação da lei espiritual.

A Lei espiritual é a ideia divina que se encontra na base do mundo e da Humanidade. A aplicação da Lei Espiritual é a realização da ideia divina: o árduo e inevitável caminho de retorno, o romper com a natureza terrena e seus instintos e o construir do novo homem.

A Lei Espiritual pode ser vista igualmente como Deus, do qual estamos desligados; a filosofia da Lei espiritual como Cristo e a aplicação da Lei Espiritual como Espírito Santo, que realiza o processo total do renascimento, colocando-o em execução e levando-o a um bom termo.

O MICROCOSMO

O homem que quiser empreender o processo de renovação gnóstica é colocado diante de sete vezes sete aspectos de seu microcosmo. São sete campos de vida, com seus núcleos de consciência: os sete “Rishis” e a tarefa a ser cumprida. O Microcosmo é um sistema vital de forma esférica e de natureza complexa que compreende (do interior para o exterior):

  • o corpo físico;
  • o corpo etérico;
  • o corpo astral;
  • o corpo mental;
  • o campo de manifestação ou campo de respiração;
  • o ser aural com seu campo magnético sétuplo envolto pela “lípika”.

Os quatro primeiros itens do Microcosmo formam a personalidade.

O MUNDO SÉTUPLO

O verdadeiro Homem possui ainda sete poderes, que correspondem a um mundo sétuplo:

  1. o primeiro e mais elevado é o do Amor; O poder que transforma tudo em Luz.
  2. o segundo é a Sabedoria, alcançada e assimilada pela razão;
  3. a Vontade é o terceiro, que sustentado pelo Amor e pela Sabedoria executa a Vontade de Deus;
  4. Pensamento. Sustentado pelo Amor, pela Sabedoria e para (Trans)razão que, sob o impulso da Vontade, forma seu mental;
  5. o quinto poder é princípio da Vida, uma energia dinâmica concentrada que anima o mental, também conhecida como Kundalini Shakti.
  6. o sexto poder é a manifestação da Forma; o poder divino do mental evocador
  7. o sétimo poder entra em ação com a síntese dos demais que juntos criam a Luz Universal  que irradia no sétimo.

O SIMBOLISMO DA ROSACRUZ ÁUREA

ROSA-CRUZ ÁUREA

A cruz com a rosa no ponto de interseção dos dois braços, em cor dourada. A haste horizontal representa o mundo da matéria e da mortalidade onde vivemos. A haste vertical simboliza o Espírito de Deus, a Luz que brilha neste mundo para libertar da matéria o que na verdade é imortal.

Quando um ser humano abre seu Coração para a Luz da verdade, nele podem encontrar-se as hastes vertical e horizontal da cruz. Em seu ponto de interseção floresce uma rosa, proveniente da centelha espiritual que cada ser humano possui como uma Chave.

 

CÍRCULO, TRIÂNGULO E QUADRADO

O círculo simboliza a eternidade, o infinito e, também, o microcosmo. O triângulo simboliza as três grandes forças que emanam do Logos (conjunto harmônico de leis que comandam o universo, formando uma inteligência cósmica onipresente que se plenifica no pensamento humano ou a inteligência ativa, transformadora e ordenadora de Deus em sua ação sobre a realidade): Pai, Filho e Espírito Santo. O quadrado simboliza o fundamento para a construção do novo ser humano.

 

PENTAGRAMA

O pentagrama é o símbolo do ser humano renascido, do novo homem. Ele é também o símbolo do universo e seu eterno devir por meio do qual o plano de Deus se manifesta. O Homem realiza o pentagrama em seu microcosmo, em seu próprio pequeno mundo, consegue permanecer no Caminho da Transfiguração.

POR FIM…

Não quisemos nada além de expor uma ideia superficial da Rosacruz Áurea, Escola Espiritual cujos ensinamentos são complexos em suas interpretações simbólicas e conceitos estabelecidos. Mas, em suma, existe um ensinamento básico que seria: “só morrendo para o mundo é possível (re)nascer para e na Consciência Cósmica”.

Pelo que pesquisamos, quase todas as dissidências, Ordens ou Fraternidades Rosacruz se alicerçam nesta premissa básica para construir seus sistemas filosóficos, com heranças da Teosofia de Helena Blavatsky e da Trinosofia do enigmático e brilhante Conde de Saint-Germain.

Na Rosacruz Áurea todo estudo dos mistérios e dilemas da natureza humana e sua inserção no universo é realizado com profundidade e reflexão acurada.

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