O Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível | Analogias Anti-Religiosas

O Unicórnio Cor-de-rosa Invisível é a deusa de uma paródia religiosa que satiriza as crenças teístas.

Anos atrás pipocaram na rede mundial de computadores as teorias conhecidas como Analogias Anti-Religiosas.

Estas nada mais seriam do que analogias criadas por ateus e agnósticos para exemplificar que a religião não é uma verdade absoluta e que poderia ter sido criada por pessoas comuns no decorrer da história da humanidade.

Além desta que discutiremos nesse texto, as outras três principais seriam O Bule de Chá de RusselO Dragão Na Minha Garagem, e o Teoria do Monstro do Espaguete Voador. 

O UNICÓRNIO COR-DE-ROSA INVISÍVEL

O Unicórnio Cor-de-rosa Invisível é extrapolação do animal mitológico também conhecido como licórnio ou licorne, e que que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral. 

Não há precisão acerca da origem mitológica do Unicórnio, mas é provável, segundo estudiosos de mitologia, que ele foi trazido para o folclore europeu através dos mercadores que vinham do Oriente.

Até por ser uma figura mitológica e até mesmo infantilizada nos dias atuais, o unicórnio se tornou um elemento ideial para os ateus e suas argumentações baseadas em analogias.

Nesse sentido, o Unicórnio Cor-de-rosa Invisível teria a forma de um unicórnio que é paradoxalmente invisível e cor-de-rosa, características que aludem às contradições que alguns atribuem às propriedades das divindades teístas, e que fazem com que alguns ateus e céticos a usem como figura de retórica.

Como elemento retórico essa figura contraditória por naturaza pode ser usada para argumentar que as crenças no sobrenatural são arbitrárias ao, por exemplo, substituir a palavra Deus em qualquer manifesto teísta por Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível.

Esta figura virou símbolo mundial dos ateus.

A mais antiga referência ao Unicórnio data do dia 7 de Julho de 1990, do grupo de discussão alt.atheism da Usenet

Posteriormente, Steve Eley (um autor americano de ficção especulativa) escreveu:

“Os Unicórnios Cor-de-rosa Invisíveis são seres de grande poder espiritual. Sabemos isto porque eles são capazes de ser invisíveis e cor-de-rosa ao mesmo tempo. Como em todas as religiões, a Crença do Unicórnio Cor-de-rosa Invisível baseia-se em lógica e fé. Acreditamos que eles são cor-de-rosa e logicamente sabemos que são invisíveis porque não os conseguimos ver.”

Uma outra clássica forma de usar esta analogia enti-religiosa do Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível está num vídeo de Edward Current, um humorista que gosta de fazer sátira com as pessoas que creem em Deus em relação ao ateísmo. Você pode assisti-lo aqui. 

Quando dizem a um ateu que ele não pode provar a não existência de Deus, ele responde você também não pode provar a não existência do rosáceo unicórnio invisível.

Que é um contra-senso como os Deuses, pois é rosa e invisível.

Refutando a Analogia do Unicórnio Cor-de-Rosa  Invisível

A maior fraqueza do argumento do Unicórnio Rosa Invisível é que ele presume que a crença em Deus é inteiramente  baseado na afirmação de que Deus não pode ser refutado.

Uma vez que o unicórnio não pode ser refutado de forma alguma, prossegue o argumento, há tanta razão para acreditar nele quanto para acreditar em Deus.

Novamente, este argumento é um exemplo de uma compreensão incompleta da teologia cristã, pois falta um aspecto filosófico e histórico importante do pensamento cristão: a ideia de que existem razões positivas sugerindo a existência de Deus .

O argumento do Unicórnio Rosa Invisível está errado ao associar a fé a uma incapacidade de refutar algo. Principais casos históricos da existência de Deus, como os argumentos cosmológicos, teleológicos e ontológicos, não faça afirmações com base na incapacidade de refutar.

Segundo os teólogos, o unicórnio rosa invisível, como um exercício de pensamento, é apenas uma versão moderna do bule de chá de Russell. Como tal, ele apenas demonstra a fraqueza de qualquer proposição que não tenha outra defesa além de ser infalsificável.

O cristianismo, a Bíblia e o Deus cristão, no entanto, baseiam-se em muito mais do que serem infalsificáveis. Evidências positivas e um caso cumulativo sempre fizeram parte da tradição judaico-cristã.

Aqueles que tentam usar o Unicórnio Rosa Invisível contra o conceito de Deus não estão apresentando um argumento inteligente; eles estão sendo falaciosos e enganosos.

Leia Mais:

Livros Sobre o Tema:

2 comentários em “O Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível | Analogias Anti-Religiosas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *