Erich Von Daniken e o início da Teoria dos Antigos Astronautas.

“Eram Os Deuses Astronautas”, livro do suíço Erich Von Daniken é uma das bases, junto com a primeira trilogia de Zecharia Sitchin, da teoria dos Astronautas Antigos, ou dos deuses astronautas.

No ano de 2003, após ler o livro “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, fiquei muito interessado em sociedades secretas e mergulhei em algumas teorias acerca de alguns mistérios do mundo.

Nesta época, descobri a existência de livros como “Os Arquivos do Insólito”, “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada”, “Guerra Entre Deuses e Homens”, “A História Secreta do Mundo”, “O Ramo de Ouro”, “O Livro de Urantia”, e, por fim, cheguei a este volume, “Eram Os Deuses Astronautas”.

ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?

Publicado em 1968, originalmente na língua alemã, este livro foi escrito pelo suíço Erich Von Daniken. Em suas páginas o autor desenvolve uma teoria, não propriamente original dele, de que nossos antepassados primitivos foram influenciados por seres de outros planetas.

Estes seres, por suas compleições físicas e sua tecnologia avançada, eram encarados como os deuses destes povos antigos.

Para embasar esta sua teoria, Daniken questiona: “O que aconteceria se nós chegássemos a um planeta primitivo com um pouco da tecnologia que temos hoje?”

E ele mesmo responde: “Seriamos considerados deuses vindos do céu”.

Ou seja, Daniken dava luz novamente a uma teoria que ficaria conhecida como a Teoria dos Deuses Astronautas e que se desenvolveria num ramo sério, fértil e instigante de investigação.

Assim, por todo o texto o autor tenta argumentar que estas divindades do povo antigo, na verdade, eram seres de outros planetas, que inclusive teriam se envolvido biologicamente com outros extraterrestres criando a espécie primata de que descendemos.

AS EVIDÊNCIAS DOS DEUSES ASTRONAUTAS

Segundo Daniken, até mesmo nosso Deus único, ocidental, do povo de Moisés seria um “astronauta”, segundo a teoria que ficou conhecida como Teoria dos Antigos Astronautas.

Como exemplos temos:

1. A revelação de Ezequiel no Velho Testamento, que ele interpreta como uma descrição detalhada de pouso de uma nave espacial com os anjos, à semelhança do homem;

2. Moisés e Deus com “as instruções” que para construir a Arca da Aliança, que é considerado como um dispositivo de comunicação com uma raça alienígena;

3. Ló e sua família que foram ordenados por humanos como “anjos” para ir para as montanhas, devido a destruição da cidade de Sodoma por Deus, supostamente com uma bomba nuclear, sendo que, quando sua esposa olhou para a possível explosão nuclear, morreu paralisada.

Dito isso, mas vamos às evidências que Daniken exibe.

Num primeiro momento, é discutido que os muitos artefatos encontrados na Terra não poderiam ser sido produzidos na época em que supostamente foram concebidos, pela tecnologia existente.

Alguns dos exemplo são os Moais da Ilha de Páscoa, as pirâmides do Egito e o Stonehenge.

Outra “prova” interessante mostrada no livro é famoso mapa medieval conhecido como Mapa de Piri Reis.

Este documento antigo traz uma representação do oceano Atlântico e seus continentes próximos, com a América (que não havia sido “descoberta” ainda) e uma incrível e fiel representação geográfica da Antártida, continente ainda atrelado ao sul da América na ilustração.

O mais instigante é que este mapa parece desenvolvido para a navegação aérea.

Ainda são apresentadas mais algumas evidências como:

1. as supostas pistas de pouso, ou orientações para antigas naves voadoras representadas por linhas gigantes localizadas na Ilha Nazca, que só podem ser assimiladas do alto; e

2. as artes pré-históricas que retratavam veículos voadores e até mesmo supostos astronautas.

Um dos fatos que reforçam a teoria de Daniken é o culto conhecido como “cargo cults”, que é uma religião praticada por muitas tribos indígenas na interação com culturas tecnologicamente avançadas.

Durante e após a II Guerra Mundial, quando tribos isoladas no Pacífico Sul confundiram soldados americanos e japoneses como deuses, uma vez que passaram com seus aviões nunca antes vistos nessas tribos, eles pensaram que estes soldados eram seres divinos e passaram a cultuá-los.

ALÉM DO LIVRO

Já foi produzido um filme com a teoria do livro que pode ser assistido na íntegra no vídeo abaixo e, ainda é interessante salientar, que o livro saiu um ano antes de o homem supostamente ter ido à Lua.  

Este livro inspirou muitas obras de ficção dentro da cultura pop moderna, sendo, talvez, a série Arquivo X e o livro Vampiros do Espaço as mais evidentes.

Vale a pena a leitura deste livro de Daniken, mas sempre com um caráter crítico, analisando as exposições do autor e no fim chegando a um veredito pessoal.

Erich Von Daniken conseguiu, ou não, demostrar sua teoria?

Eu já tenho a minha resposta…

LEIA MAIS:

SUGESTÕES DE LEITURA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *