O que é uma Sociedade Secreta?

As sociedade secretas são quaisquer organizações ou associações de membros que utilizam iniciações secretas ou outros rituais e cujos membros geralmente empregam juramentos e outros sinais de reconhecimento exclusivos. O termo pode ser aplicado a grupos tão divergentes como as fraternidades e irmandades universitárias dos EUA, a Ku Klux Klan e a Maçonaria, bem como a fenômenos semelhantes em culturas antigas ou pré-coloniais .

As sociedades secretas permeiam o imaginário popular, seja pelos mitos que as envolvem, ou seja pela sua inserção na cultura pop. Quem não se lembra do frisson causado por Dan Brown e seus livros que envolviam os Illuminati, a Maçonaria e o Priorado de Sião?

Geralmente as sociedades secretas estão ligadas nesse imaginário popular a alguma teoria da conspiração motivada pela sensação de que a história não ocorreu da forma como realmente nos contaram e algumas verdades foram ocultadas.

Por exemplo, quando se descobriu que existiram antigos mitos de deuses também crucificados, anteriores a Jesus Cristo, esse conhecimento foi ocultado, destruído ou mesmo considerado prova de um conhecimento dado por Deus da futura crucificação de Cristo.

O que muitos destes conspirólogos se esquecem é de que existe uma importância gigantesca nessas sociedades secretas para manter conhecimentos ocultos ainda vivos. Grande parte dos conceitos esotéricos que temos hoje foram mantidos por elas. Muitas vezes essas sociedades secretas eram detentora de crenças e ensinamentos estranhos ao senso comum, mas que pode vir a se tornar aceito.

Até por isso, a maioria das sociedades secretas sérias permanecem com seus ensinamentos e ritos verdadeiros de forma oculta, mas, do que realmente sabemos, suas ligações com as antigas Escolas de Mistérios e as mentes mais elevadas da humanidade podem ser, ou não, verdadeiras.

O que é uma Sociedade Secreta

DAS ANTIGAS ESCOLAS DE MISTÉRIOS ÀS SOCIEDADES SECRETAS

Na Antiguidade, a ciência só era transmitida a pessoas que haviam passado por uma série de provas, algo que na era moderna foi adaptada para a iniciação das Sociedades Secretas e, de uma forma mais simples, para todas as provas de admissão que todo ser humano faz ao menos uma vez na vida.

Naquele período Antigo da nossa história, essa transmissão de conhecimento era feita nos templos, sob os nomes de mistérios, e o sábio tomava o título de sacerdote ou iniciado. A ciência era secreta e oculta e por isso hoje em dia aquele conhecimento transmitido nas Escolas de Mistérios é conhecido como ciências ocultas.

Segundo Papus, em seu brilhante “O Tarô dos Boêmios”“quando os iniciados sentiram que se aproximava o momento em que a humanidade poderia perder todo esse conhecimento, fizeram todos os esforços imagináveis para salvar a síntese da destruição”.

Um dos meios utilizados para esse fim foram as sociedades secretas, descritas por Papus como a “continuação direta dos mistérios”. Alguns destes iniciados rumaram para o Oriente, mais precisamente na Índia e no Tibete, onde formaram fraternidades ocultas alicerçadas sobre a síntese do antigo conhecimento oculto.

No Ocidente, essa ciência oculta foi transmitida por uma cadeia de sociedades secretas ao longo do tempo, começando com as seitas gnósticas, passando pelo misticismo árabe, os alquimistas, os templários, os rosa-cruzes, até chegaram aos franco-maçons, que falharam por fim em sua missão.

Ainda usando as palavras de Papus, “a Franco-Maçonaria perdeu a herança que lhe foi confiada e não pode, sozinha, fornecer essa lei da síntese que estamos procurando”. A missão destas sociedades secretas era usar de simbolismo para transmitir os ensinamentos da iniciação original deixando para os grupos religiosos o desenvolvimento dos aspectos metafísicos e filosóficos do ensinamento original.

Todo sacerdote era também um iniciado, ou seja, sabia que existia uma só religião e que as diferenças de culto só serviam para traduzi-la para os diferentes povos, segundo o temperamento destes.

Papus ainda nos adverte da atenção que devemos ter a esse fato: “Tal sectarismo, sustentado por dois cultos cegos para com seus próprios erros, o cristão e o muçulmano, foi a causa da completa perda do ensinamento secreto que dava a chave da unidade sintética.”

A INICIAÇÃO

A iniciação de uma organização é a parte mais importante. Ela envolve, em geral, um ritual moldado ao redor de um mito que perecer ser impossível de compreender. Existem níveis para a iniciação, assim como em qualquer religião. Porém, é possível observar que esse é um processo quase aleatório e a verdadeira iniciação só chega muito mais tarde.

Geralmente, estes estágios são seguidos de uma sequência de testes para determinar se o iniciado tem aptidão para continuar seu caminho dentro da sociedade secreta. Um dos mais conhecidos e polêmicos destes testes envolviam os históricos Cavaleiros Templários: o iniciado deveria cuspir na cruz, um dos símbolos máximos do cristianismo.

Porém, existia uma explicação para esse teste: a escolha do inciado irá apenas direcioná-lo dentro da ordem da templária, dividido entre a fé de quem não realizar a ordem e a disciplina de quem a cumprir.

Segundo Hans-Dieter Leuenberger, no obrigatório “História do Esoterismo Mundial”: “os iniciados das escolas sacerdotais sabiam muito bem que esse mundo dividido de deuses nada mais era do que a expressão de um princípio de unidade, de um Deus que rege todo o universo.”

O CRISTIANISMO NASCEU COMO UMA SOCIEDADE SECRETA

O caso mais clássico de sociedade secreta que se abriu como um religião mundial é o Cristianismo, que em seus primeiros dias era classificado com um culto ou organização secreta pelo fato de ter que permanecer oculto. Mas como sabemos, essa corrente secreta do Cristianismo cresceu muito, inclusive com o ingresso de membros que tinham posições de “autoridade estatal”.

O Cristianismo possuía sinais secretos, apertos de mãos sigilosos, mitos e rituais especiais, assim como qualquer organização secreta. De certa forma o mesmo ocorreu com o Islamismo, o Budismo, o Judaísmo, e até mesmo o Comunismo, uma vez que todos começaram como organizações secretas e clandestinas aparentemente contrárias ao Estado.

O que nos leva à conclusão de acordo com dados históricos de que em cada geração as sociedades secretas conquistaram poder e se tornaram Igreja e Estado, como era seu objetivo. Claro que as mais conhecidas sociedades secretas modernas são acusadas de tal poder, mas de uma forma não declarada, como a Maçonaria, os Rosacruzes, os Illuminati, o Priorado de Sião, etc.

QUAL FOI A PRIMEIRA SOCIEDADE SECRETA?

De acordo com a crença popular, uma das sociedades secretas originais era chamada de Irmandade da Cobra. Existem variações de cobra para dragão ou serpente, mas o simbolismo é o que importa. Essa sociedade secreta foi mencionada pela primeira vez por Madame Blavastky, pois não existem registros oficiais dela.

Realmente existe uma religião serpentária muito antiga e mundial. Misturada com sistemas de crença solares, lunares e cósmicos, essa fé ancestral assumia, de fato, uma aspecto mundial, utilizando-se da serpente em muitos níveis. Por fim, essas crenças transformaram-se, aos poucos, em cultos e sociedades secretas, ficando assim ocultas.

AS SOCIEDADES SECRETAS CLÁSSICAS

As sociedades secretas possuem a capacidade de se auto-reproduzir, como chamou nossa atenção  Le Couteulx de Canteleu, em “Les Sectes et Sociétés Secrètes”“Todas as sociedades secretas têm origens quase análogas, desde o egípcios até os Illuminati, e a maioria delas forma uma corrente e dá ensejo ao surgimento de outras”.

Sociedades secretas como a Maçonaria, os Illuminati, e os Rosa-Cruzes surgiram numa época chamada de Era do Iluminismo, e junto aos Templários talvez sejam as sociedades secretas mais famosas da história.

Além destas, tivemos sociedades secretas menos e mais conhecidas, dentre elas, a Ku Klux Klan, os Cavaleiros do Círculo Dourado, a Ordem DeMolay, a Ordem Hermética da Aurora Dourada, a Ordem da Estrela de Prata, a Skull & Bones, o Clube Bilderberg, a Comissão Trilateral, a Ordo Templi Orientis, a Church of Satan, a Opus Dei, etc.

Leia Mais:

Ofertas Imperdíveis Sobre o Tema:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *